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Uma das maneiras de vender online é ter sua própria Loja Virtual, mas você já pensou em quais características são importantes no momento de escolher a melhor Plataforma de E-commerce?
Alguns pontos devem ser levados em consideração, como seu orçamento e a quantidade de produtos que você quer trabalhar ou já trabalha.
Até porque, estar online é indispensável se você quer aumentar a renda da sua loja.
De acordo com a pesquisa realizada pela Octadesk em parceira com Opinion Box, 62% dos consumidores fazem de duas a cinco compras pela internet por mês, enquanto 85% fazem pelo menos uma compra por mês.
Além disso, só no primeiro semestre de 2023, o Brasil alcançou a marca de R$80,4 bilhões com as vendas online, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Dados como esses confirmam o que vemos no dia a dia: além das tarefas diárias, as compras ocupam grande parte do nosso tempo online.
E para fazer parte dessa fatia do faturamento nacional, você precisa de uma plataforma que facilite o processo de compra e que seja de confiança.
Se você quer saber mais o que é essencial para entrar nesse mercado, organizamos alguns requisitos importantes na hora de escolher uma Plataforma de Ecommerce.
Uma Plataforma de E-commerce é um software que permite a criação, gestão e operação de uma Loja Online, possibilitando a venda de produtos ou serviços pela internet.
Elas oferecem suporte para a criação de sites e sua personalização, seja para Lojas Virtuais Business to Consumer ou Business to Business.
Também contam com um sistema de gestão de pedidos e de clientes, como chatbot, e até integração com outras ferramentas que auxiliam na administração da Loja Virtual.
Algumas Plataformas de E-commerce variam com soluções simples e prontas para uso, até soluções mais personalizadas e completas, que são adequadas para empresas de médio a grande porte com necessidades específicas.
A escolha delas vai depender das suas necessidades e do seu negócio, como número de produtos, orçamento, se trabalha com mais de um estoque e faturamento.
Se você vai criar uma Loja Virtual ou já tem uma, aqui na Bis2Bis você encontra a loja ideal para você evoluir seu negócio. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!
💡Leia também: Como montar uma Loja Virtual | 9 passos para sua Loja Online
Contar com uma plataforma confiável e segura é um dos passos mais importantes para qualquer empresa que deseja começar a vender na internet ou quer fazer uma migração da atual.
E se você escolher uma boa Plataforma de E-commerce, vai encontrar benefícios com como:
Uma boa Plataforma de Ecommerce deve garantir que sua Loja Virtual seja fácil de navegar e utilizar pelos clientes, principalmente no momento de finalizar as compras.
Isso porque esses pontos são essenciais para que seus consumidores tenham uma experiência positiva, voltem a comprar no futuro e indiquem sua Loja Virtual para mais pessoas.
Além disso, se sua loja vende produtos físicos, você precisará de uma plataforma que ofereça suporte a gerenciamento de estoque, processamento de pagamentos e envio, por exemplo.
E além de ter oportunidade de vender ainda mais, na internet sua marca tem o potencial de alcançar mais pessoas, aumentando o reconhecimento e autoridade da marca.
Por último, se você também tem uma loja física ou um ponto no qual é possível atender seu cliente, abrir a oportunidade de seus clientes buscarem os produtos que compraram online neste local vai facilitar e incrementar ainda mais a experiência de compra.
💡 Leia também: Como vender pela internet: dicas para ter sucesso nas vendas online
Existem diferentes tipos de Plataformas de Ecommerce que se adaptam aos tipos de demanda, cada uma delas tem seus prós e contras. Para escolher bem, leve em conta todos os pontos que já falamos até aqui.
É importante realizar uma análise detalhada das necessidades do seu negócio antes de escolher a plataforma mais adequada e começar a vender na internet.
Antes de você escolher qual plataforma vai servir melhor ao seu negócio, você precisa entender as necessidades da sua Loja Virtual.
Para isso, leve em consideração seu tipo de negócio, se têm mais de um estoque, a quantidade de produtos vendidos.
Porque acertar nessa escolha vai impulsionar suas vendas, melhorar a experiência do cliente e aumentar a lucratividade do seu negócio. Dentre os pontos importante estão:
💡 Leia também: 9 vantagens do comércio eletrônico: será que vale a pena vender online?
Uma boa plataforma deve oferecer as funcionalidades necessárias para atender às suas necessidades e de seus negócios.
Por exemplo, se você vende produtos físicos que se encontram em estoques diferentes, precisará de uma plataforma que ofereça integração entre os sistemas, suporte e gerenciamento de estoque.
Ou ainda, se você trabalha com muitas marcas, conte com uma solução que possa apresentá-las da melhor forma para seu cliente em sua Loja Virtual. Isso pode ser feito através de um carrossel de marcas, por exemplo.
A segurança também é um fator importante a ser considerado ao escolher onde irá criar sua Loja Virtual.
Porque você precisa garantir que os dados dos seus clientes e os da sua Loja Online estejam protegidos. Então a criptografia e a tecnologia da sua Loja Virtual precisam ser extremamente seguras.
Para isso, conte com os recursos que vão proteger as transações e os dados dos clientes, como criptografia SSL (Secure Socket Layer), proteção contra fraudes e conformidade com padrões de segurança de dados.
Uma boa Plataforma de Ecommerce deve ser fácil de usar e gerenciar, pensando quem já tem familiaridade com os recursos desse tipo de ferramenta quanto para pessoas que tem pouca experiência.
Dessa forma, recursos como criação de categoria ou de páginas, devem ser intuitivas e para que possam ser feitas facilmente.
Ter um dashboard dos pedidos, vendas e informações dos clientes vai ajudar além do setor financeiro.
Elas possibilitam visualizar os produtos mais vendidos, termos procurados na Loja Virtual, taxa de cancelamento dos pedidos, fazer integração do seu catálogo com redes sociais e ainda coletar a base de clientes para realizar campanhas de remarketing.
Se você está procurando uma Plataforma de Ecommerce para otimizar sua Loja atual ou criar uma Loja Virtual, é importante considerar algumas características que você deve levar em consideração. Dentre algumas delas, estão:
A plataforma deve proporcionar uma Loja Virtual responsiva, o que significa que ela deve se adaptar a diferentes dispositivos, como computadores, tablets e smartphones.
Então, para que a navegabilidade do usuário seja otimizada e ele tenha sucesso na sua jornada de compra, ressaltamos o Mobile First.
Com o crescente uso de dispositivos móveis para compras online, é essencial que sua plataforma tenha essa otimização, principalmente se seu negócio for B2C, ou seja, venda direta para o consumidor.
Poder contar com ferramentas de fácil configuração para adicionar, editar e gerenciar produtos vai otimizar o tempo no momento de cadastrar produtos.
Além disso, é importante ter a possibilidade de inserir filtros nas categorias, para que o usuário consiga encontrar o que procura de forma mais simples.
Outras ferramentas como as vitrines de produtos inteligentes também são essenciais em uma Loja Virtual.
Então, na hora de escolher sua Plataforma de E-commerce, leve também estes pontos em consideração.
Para vender, você precisa de um sistema de pagamento na sua Loja Virtual.
Então garanta a Plataforma de Ecommerce que você escolher tenha a opção de realizar integrações com opções de pagamento variadas, como cartões de crédito, pix, boletos e mais.
Além disso, ela também precisa ser capaz de se integrar com outros sistemas e softwares, como ERPs (sistema de planejamento de recursos empresariais), CRMs (gestão de relacionamento com o cliente), plataformas de redes sociais, ferramentas de análise de dados, entre outros.
Você sabia que há Plataformas de E-commerce que são estruturadas pensando no rankeamento que sua Loja Virtual pode ter nas pesquisas do Google?
De fato, escolher uma plataforma com esse cuidado já vai colocar seu negócio na frente dos concorrentes.
Essas técnicas estão dentro da estratégia de SEO, que têm como objetivo aumentar a posição da Loja Virtual nos resultados quando o usuário busca pelo produto que você vende nas pesquisas Google.
Além disso, a plataforma tambḿ deve ter a possibilidade de adicionar textos de apoio em suas categorias, melhorando ainda mais a estratégia de SEO.
💡 Leia também: Tráfego orgânico – como aumentar os acessos do E-commerce
Ter a opção de flexibilidade e personalização na hora de contratar a Plataforma de Ecommerce vai deixar sua Loja Virtual com a cara da sua marca, como banners mosaicos, menu de marcas e outras funcionalidades que o seu negócio precisa.
Assim como as vitrines personalizadas com seus produtos para Datas Comemorativas e para as principais categorias da sua Loja, que aumentam a possibilidade dos clientes comprarem ainda mais.
E se você está procurando uma Plataforma de Ecommerce, aqui na Bis2Bis desenvolvemos Lojas Virtuais que integram diferentes tipos de serviços e ferramentas.
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