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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Dia do Cliente: tudo o que você precisa saber para movimentar o seu negócio!
O Dia do Cliente é uma das datas comemorativas mais importantes no calendário comercial do varejo.
Assim como na maioria dos dias especiais, a data tem o objetivo de aquecer as vendas e estreitar o relacionamento entre clientes e comerciantes.
Uma das vantagens desta campanha é o amplo público que ela pode alcançar. Então, continue lendo este artigo e saiba como preparar o seu E-commerce para ter bons resultados nessa data.
Além disso, você vai encontrar dicas preciosas para aproveitar e vender mais no Dia do Cliente.
O Dia do Cliente é comemorado todos os anos em 15 de Setembro.
A data foi criada em 2003 pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em marketing e recursos humanos. O profissional notou que Setembro é um período fraco para as vendas no varejo físico, já que é um mês marcado por feriados em seu Estado.
Então, o intuito da comemoração é movimentar o comércio, incentivando as pessoas a aumentar o seu consumo por meio de promoções e condições especiais.
Apesar de ter nascido em terras gaúchas, o Dia do Cliente é celebrado oficialmente em 14 estados brasileiros, e é uma excelente oportunidade para aquecer o seu negócio.
💡 Leia também: Principais datas comemorativas de 2023 para E-commerce
Muito se confunde, mas as datas são distintas. O Dia do Consumidor é celebrado em 15 de Março, e tem foco na defesa dos direitos do consumidor.
A data foi oficializada em 1985, pela Organização das Nações Unidas.
Já o Dia do Cliente nasceu em 2003 e tem foco promocional, mas sempre buscando homenagear os clientes.
É importante saber a diferença entre as datas para que as ações dentro do seu negócio sejam diferentes e focadas em cada proposta.
Segundo o Google Trends, que mede o interesse dos usuários por determinados termos, a procura por Dia do Cliente vem crescendo ao longo dos anos.
Além de ser significativamente maior que o termo Dia do Consumidor, que tem uma proposta menos comercial. E, portanto, possui menos apelo de vendas.
Por isso, o Dia do Cliente é uma das datas comemorativas no varejo que mais se destacam. Inclusive é a comemoração que sucede a Semana do Brasil, também criada pelo Governo Federal para aquecer as vendas.
💡 Leia também: Como aumentar as vendas online em 2023
A grande maioria dos comerciantes aproveita o Dia do Cliente para fazer boas vendas e movimentar o negócio.
Para que sua empresa também participe dessa oportunidade, nós separamos algumas dicas importantes para sair na frente e ter bons resultados!
Para o Dia do Cliente, planejar a campanha vai muito além de pensar em como ela será feita, o texto de divulgação ou as peças publicitárias.
O primeiro passo nesse planejamento é entender qual será o desconto oferecido, avaliar se existe estoque disponível para a ação e preparar o time para o atendimento.
Além disso, vale planejar como será a logística desta campanha, garantindo o maior número de vendas com a melhor qualidade.
Planejar com antecedência as ações de marketing também é muito importante, afinal, a ideia não é só vender, mas sim, mostrar que o cliente é importante e valorizado!
Para divulgar as ações de Dia do Cliente, o primeiro passo é entender qual o seu público.
É muito importante criar divulgações direcionadas da forma certa para os consumidores do seu E-commerce.
Por isso, crie uma campanha nas redes sociais, com artes chamativas destacando as promoções e sendo coerente com sua identidade visual. Esse é um ótimo caminho.
Você também pode mandar um e-mail marketing para sua base de clientes, com certa antecedência, para divulgar o que acontecerá no período de promoção.
Além de pensar nas promoções que atrairão o cliente, também é importante pensar na estratégia de venda que sua empresa vai usar no Dia do Cliente.
Isso significa que é importante analisar como incentivar a fidelidade do cliente, para que ele volte a comprar, além desse dia de promoções especiais.
Ideias como oferecer cashback com prazo de 30 dias para utilização, pode ser uma boa opção para incentivar a recompra.
Descontos cumulativos também são interessantes para sugerir a ideia de comprar mais de um produto. Assim, você consegue aumentar o ticket médio da sua Loja Virtual.
E para zelar pelos clientes fiéis e antigos, pode ser interessante oferecer um desconto especial ou frete grátis para quem já é cliente.
💡 Leia também: Quando vale a pena oferecer frete grátis no E-commerce?
É legal considerar também estender as ofertas do Dia do Cliente por um período maior. Para isso, você precisa conhecer muito bem o seu público para garantir que a estratégia será bem aceita.
Além disso, é preciso entender se a sua operação suporta uma campanha mais extensa e qual é o volume que seu E-commerce espera vender.
Assim, você pode aderir a campanhas como a Semana do Cliente ou o Mês do Cliente, por exemplo.
Isso pode te ajudar a potencializar ainda mais as suas vendas!
Sabendo que o objetivo do Dia do Cliente é homenageá-los, o atendimento precisa ser de excelência.
Ou seja, um atendimento personalizado pode garantir boas vendas e a fidelização do cliente.
Para colocar essa ideia em prático, alguns aplicativos de mensagem instantânea, como o Whatsapp e o chat online, podem oferecer um atendimento customizado e instantâneo.
Vale a pena apostar!
Durante a campanha de Dia do Cliente e também quando ela finalizar, é muito importante investir seu tempo para entender os resultados da ação.
Dessa forma fica mais fácil se antecipar e programar ações parecidas nos próximos anos, entendendo quais foram as lições aprendidas, pontos fortes e fracos.
Para isso, você precisa ter o Google Analytics 4 configurado em sua Loja Virtual e coletando todos os principais eventos.
Já deu para perceber a importância de celebrar essa data, não é mesmo?
Mas para ficar ainda melhor, separamos algumas frases que você pode se inspirar na hora de criar a campanha para o Dia do Cliente do seu negócio. Confira!
“Somos gratos por você escolher nossos serviços/produtos. Comemoramos o dia de hoje felizes por tê-lo como cliente”
“Nossa missão é te oferecer o melhor, por isso estamos à disposição para te ouvir e evoluir. Obrigado por ser mais que nosso cliente, ser nosso parceiro”
“O nosso sucesso não seria possível sem a sua confiança. Feliz dia do cliente!”
“Comemoramos o dia de hoje alegres por saber que a nossa dedicação tem como resultado sua satisfação. Feliz dia do cliente!”
“O dia do cliente é mais uma oportunidade de reforçarmos os laços e demonstrar o quanto você é importante para nós”
“Parabéns a todos os nossos clientes. Vocês serão sempre o nosso foco, o propósito de acordarmos de manhã e evoluirmos enquanto profissionais”
“É por vocês que nos esforçamos dia a dia e cada vez mais! Feliz Dia do Cliente e nosso muito obrigado!”
“Sintam-se homenageados, pois são vocês que nos inspiram a fazer um bom trabalho. Feliz Dia do Cliente!”
Depois de todas as dicas que você já conferiu, que tal criar um checklist para se preparar melhor para o Dia do Cliente? Então, anote:
Antes de colocar qualquer ação em prática, entenda qual é o cenário atual da sua empresa. Isso é importante para se preparar em relação aos descontos e promoções que seu E-commerce pode oferecer.
Depois, liste quais ações podem ser realizadas de acordo com o caixa do seu negócio, avaliando alguns pontos como o estoque, logística, compras e taxas.
Com essas informações em mãos, é hora de traçar um bom plano de marketing para divulgar as suas promoções. Isso garante uma campanha mais assertiva, com uma divulgação coerente com seu negócio e que atinja o público certo.
Então, defina quais canais serão utilizados para essa divulgação e comece a produzir!
Agora que a sua Loja Virtual já alcançou as pessoas certas, treine o seu time de vendas e atendimento para que elas se encantem pela marca.
Assim, temos certeza que suas campanhas de Dia do Cliente serão muito mais assertivas. Mas lembre-se de analisar os resultados para entender se os objetivos de vendas foram atingidos e o que precisa ser otimizado.
Esta é uma dica valiosa e que não pode ficar de fora do seu checklist, afinal, acompanhar o desempenho da ação é primordial para garantir o sucesso.
Por último, mas não menos importante, avise a sua plataforma de E-commerce que você espera um aumento no volume de visitas na sua Loja Virtual.
Isso é extremamente importante para que ela possa te ajudar nesse momento. É a plataforma que vai dar o apoio necessário para suportar a quantidade de pessoas visitando sua loja virtual e manter a sua loja no ar.
Aqui na Bis2Bis, temos uma infraestrutura estável e escalável, além de um time preparado para situações exatamente como essa.
Por isso, conseguimos garantir o suporte adequado e a melhor experiência para que o seu principal objetivo seja o crescimento do seu negócio. Clique no banner abaixo e entre em contato com um de nossos especialistas!
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