O que é um E-commerce B2B e por que sua...
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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Os principais desafios do e-commerce para a Black Friday
Todo ano no mês de novembro, uma data muito importante aumenta o faturamento para os e-commerces: a Black Friday. Tanto lojistas, quanto consumidores esperam pela dia ansiosamente.
Em 2018, a sexta-feira de promoções será no dia 23 de novembro. Segundo dados da Ebit sobre a Black Friday do ano passado, as vendas na data e na véspera no comércio eletrônico atingiram os R$2,1 bilhões. Foram totalizados 3,76 milhões de pedidos nos dois dias.
Para este ano, as projeções são de aumento no faturamento e também no ticket médio dos pedidos, que no ano anterior atingiu R$ 562. Porém, para que os ganhos sejam otimizados, é necessário que o lojista esteja capacitado para lidar com os principais desafios do e-commerce para a data. Veja quais são eles e confira soluções para garantir o crescimento das vendas na Black Friday!
Primeiro, é preciso ter em mente que não são apenas o preços baixos que trarão faturamento maior. É fundamental planejar as vendas de forma ampla, considerando todos os cenários de venda possíveis, para antecipar decisões e evitar problemas futuros. Entre os pontos que precisam ser planejados estão:
Um fator importante, não só em época de Black Friday, mas no ano todo, é a logística do e-commerce. Prazos de entrega, a já mencionada política de troca e devolução, além do frete, figuram como motivos que levam os consumidores a terem receio de comprar online. Assim, se uma loja consegue executar estes processos de forma satisfatória, levando em conta os anseios do consumidor, poderá atingir inúmeros ganhos.
Com uma logística eficiente, os pedidos são sempre atendidos dentro do prazo, mesmo em períodos intensos de vendas, como é o caso da Black Friday. Com um planejamento de vendas eficaz, a distribuição das mercadorias é feita sem complicações. Fica mais fácil controlar entradas e saídas de produtos, determinar condições de armazenamento, embalagem, entre outros aspectos que influenciam no índice de satisfação dos clientes.
Manter um bom relacionamento com os clientes é a principal forma de fidelizá-los e de conquistar novos compradores. Assegurar que o consumidor tenha todas as dúvidas sanadas antes, durante e depois da compra agrega confiabilidade à loja. Dessa forma, os canais de contato e atendimento ao cliente devem ser largamente divulgados e permanecer ao fácil acesso de quem visita a loja virtual.
É importante lembrar que no comércio eletrônico, o horário comercial é de 24/7, logo, ferramentas de atendimento automatizado, como chatbots, podem ser excelentes alternativas para garantir que seu cliente seja sempre bem atendido, a qualquer hora.
Por último, considerando um cenário otimista, de muitas visitas na loja virtual durante a Black Friday, é essencial que o lojista tenha suporte técnico da plataforma de e-commerce. Problemas técnicos podem acontecer a qualquer momento e ter uma plataforma eficiente, que ofereça suporte 24 horas, ajudará a alavancar as vendas durante um dos períodos mais importantes do ano para os lojistas.
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CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.