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Uma campanha promocional é excelente para um e-commerce, pois contribui bastante para o aumento das vendas. É importante, lojista, estar sempre atento ao calendário, para verificar quais datas comemorativas se encaixam perfeitamente ao segmento da sua loja virtual, pois a partir delas é possível gerar ótimas ações e consequentemente, ótimos resultados.
Contudo, para elaborar uma ação promocional, independente do que seja, é preciso seguir algumas etapas fundamentais e um bom planejamento é essencial para que tudo ocorra bem. Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas de como você pode planejar uma campanha em sua loja virtual. Confira!
É preciso definir o objetivo da ação, ou seja, se será para queima de estoque, para divulgar novos produtos, atrair novos clientes ou até mesmo trazer clientes antigos de volta.
Qual será o público-alvo dessa ação promocional que você está elaborando? Pense com calma para quem realmente deseja direcionar a ação, para que os consumidores certos sejam atingidos.
Estipule o tipo da campanha, ou seja, se ela terá envolvimento do cliente, se será uma promoção progressiva, um brinde, um cupom de desconto ou até mesmo descontos tradicionais, por exemplo.
Uma campanha promocional precisa ter um início e um fim. Por isso, não se esqueça de estabelecer um período para a ação. Ela pode ser de apenas um dia, semanal ou até mesmo mensal, da forma que se adequar melhor ao seu empreendimento online.
Depois que o objetivo da campanha foi todo definido, com o público-alvo, o tipo e o período, é hora de pensar nos produtos que entrarão na ação e quais serão os valores promocionais destinados à eles. Pense sempre em descontos atrativos para o consumidor, mas também nos seus lucros.
Elaborar uma identidade visual, que tenha relação com a campanha é outro passo a ser seguido. Pense em uma identidade interessante e chamativa e siga uma mesma linha tanto para customização do layout do e-commerce como para as redes sociais, e-mails marketing ou até mesmo embalagens customizadas.
Lembre-se de definir quais serão os meios utilizados para divulgar a campanha promocional, como por exemplo, redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), e-mails marketing, pop ups, links patrocinados, vídeos, blog, banner, etc.
Jamais se esqueça de verificar a disponibilidade dos produtos no estoque. Elaborar uma campanha promocional sem uma quantidade suficiente de produtos disponíveis é problema na certa e pode gerar muita insatisfação por parte dos consumidores.
Por fim, após a realização da campanha, mensure todos os resultados. Isso é fundamental para entender quais pontos foram positivos e quais precisam ser melhorados em uma próxima ação.
O planejamento das campanhas promocionais é fundamental para que tudo seja bem direcionado e para que os resultados sejam sempre positivos e satisfatórios.
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