Bis2Bis E-commerce

  • Soluções E-commerce
    Somos Líderes em Desenvolvimento de Lojas Virtuais
    A Plataforma de
    E-commerce mais
    completa do mundo!
    Saiba Mais

    Bis2Bis Evolution

    A Sua Porta De Entrada No Digital. Desenvolvemos uma Plataforma Profissional Com Os Recursos Essenciais Para Seu Negócio Se Destacar Online

    Plataforma B2C

    Soluções Com Os Diferenciais Que O Seu Negócio Precisa. Sabemos Como Encantar O Cliente E Aumentar O Seu Faturamento.

    Plataforma B2B

    Digitalizamos Sua Operação Para Que Você Assuma O Controle Das Suas Vendas. Automatize Processos E Ganhe Autonomia Comercial.

    Plataforma Marketplace

    Além De Marketplace, Entregamos Uma Base Altamente Qualificada De Clientes. Amplie O Seu Portfólio E Crie Uma Rede De Parceiros.
    GMV 2023

    R$ 7.2

    Bilhões

    + 4.000

    Lojas Lançadas

    + 16 anos

    de mercado

    + 70 mil

    Transações diárias

    Números que contam nossa história
    construída pelo sucesso de cada cliente.

  • Clientes
  • Bis2Bis
  • Parceiros
  • Conteúdo
    Blog
    Vídeos
    Podcast
    • Black Friday
    • Cliente
    Venda mais na Black Friday!

    Como vender mais na Black Friday? 7 estratégias para transformar seu e-commerce em uma máquina de vendas

    Redação Bis2Bis 15 de setembro de 2025

    Como vender mais na Black Friday?1. Planeje estoque e logística...

    • Cliente
    • E-commerce
    Plataforma de e-commerce: como criar presença online sem complicar a rotina

    Plataforma de e-commerce: como criar presença online sem complicar a rotina

    Redação Bis2Bis 29 de agosto de 2025

    Por que investir em uma plataforma de e-commerce é fundamental...

    Principais Artigos de E-commerce
    Como vender mais na Black Friday? 7 estratégias para transformar seu e-commerce em uma máquina de vendas
    Como vender mais na Black Friday? 7 estratégias para transformar seu e-commerce em uma máquina de vendas
    Logística para Loja Virtual: Como Entregar rápido e gastar menos
    Logística para Loja Virtual: Como Entregar rápido e gastar menos
    • Confira todos os artigos→
    ChatGPT e Midjourney para conteúdo de E-commerce
    ChatGPT no E-commerce: Criamos conteúdo com o CHATGPT E MIDJOURNEY
    Testamos o Chat GPT e outras 5 IAs
    Qual a MELHOR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? TESTAMOS 6 IAs disponíveis no mercado!
    Principais Vídeos
    de E-commerce
    Os 5 MELHORES APLICATIVOS de EDIÇÃO DE VÍDEO - EDITOR DE VÍDEO GRÁTIS
    • Confira todos os vídeos→
    O Melhor Podcast de E-commerce
    capa-podcast
    • Bis2Cast #49 - O MELHOR HORÁRIO para postar no INSTAGRAM em 2022
    • Confira todos os episódios→
  • Trabalhe Conosco
Comercial

(43) 3371-9500

Suporte Técnico

(43) 3326-1500

SOLICITE UMA PROPOSTA

Como criar um planejamento de vendas online

Galleger Ilhe
29 de dezembro de 2020

Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Como criar um planejamento de vendas online

  • 1 – Analise as métricas do período anterior
  • 2 – Defina seus objetivos
  • 3 – Defina os “comos”
  • 4 – Alinhe toda sua operação
  • 5 – Saiba identificar novas oportunidades
  • Qual o seu foco para o futuro?

Um planejamento de vendas online é uma estratégia que define os objetivos, as metas, as ações e os indicadores de desempenho de um negócio que atua na internet.

Ele é essencial para orientar as decisões e as atividades dos vendedores, dos gestores e dos demais profissionais envolvidos no processo de vendas online.

Eu sei, existem acontecimentos que o empreendedor não tem controle. Imprevistos que fogem das previsões de mercado. Entretanto, é esta preparação que faz com que você esteja organizado para, eventualmente, lidar com uma gestão de crise.

Por isso, sempre reforço o quão importante é criar um planejamento de vendas online bem estruturado. 

Confira alguns pontos importantes:

1 – Analise as métricas do período anterior

Não tem como você dar o próximo passo sem analisar o último. Isso porque para planejar o que vem a frente, você precisa olhar para o que já passou. Ou seja, o primeiro passo de qualquer planejamento de vendas online é a análise. Por isso, coloque no papel:

  • quais campanhas deram certo e quais falharam;
  • o que falhou no plano de vendas;
  • quais foram os produtos mais vendidos?;
  • qual o ticket médio dos seus pedidos;
  • quantos clientes novos você teve;
  • por onde seus clientes vieram (análise de tráfego).
  • entre outras informações importantes.

Tendo isso em mãos, você conseguirá direcionar melhor suas campanhas. Assim, será possível criar um plano de vendas mais robusto, ter menos produtos parados em estoque, aumentar seu ticket médio e aumentar o número de clientes.

2 – Defina seus objetivos

Considerando que você já analisou as métricas do ano anterior, você já está preparado para começar seu planejamentos de vendas online com foco no futuro.

De acordo com a análise, você já deve ter uma base de como foi o funcionamento da operação. E, assim, uma projeção para o próximo ano.

Mas uma das partes mais importantes são as metas (ou objetivos) que você vai definir. Isso porque são seus objetivos que vão guiar toda a operação no próximo ano.

Para isso, estude todo o seu mercado novamente. Pode começar analisando os concorrentes e até revendo os contratos com os fornecedores. A partir disso, você vai conseguir “embasamento” para criar as suas projeções e metas.

Outra dica aqui é que você coloque na ponta do lápis tudo o que pretende atingir com a sua empresa neste novo período. Por exemplo, quais serão as metas de vendas e de clientes. Além disso, outro conselho é que você crie micro e macro objetivos para o ano:

  • Macro-objetivos: buscam direcionar todas as ações do ano, de uma maneira mais generalista (mas levando em conta todos os fatores). Por exemplo, aumentar as vendas do e-commerce em 40%.
  • Micro-objetivos: já este tem o intuito de orientar ações mais pontuais, que refletem no dia a dia da empresa. Por exemplo, para aumentar as vendas do e-commerce em 40% (como disse acima), vamos investir em mídia paga ou inbound marketing

3 – Defina os “comos”

Para atingir esses objetivos que você definiu acima, você vai precisar criar táticas eficazes. Ou seja, na prática, isso significa planejar “como” você vai atingir esses objetivos. Por exemplo:

  • Se seu objetivo é “Atrair novos clientes”. Definir táticas é, por exemplo, responder à pergunta: “Como vou atrair mais clientes e vender para eles?”
  • Já se o seu objetivo é que suas vendas cresçam em 30%, por exemplo, você deve saber (e se perguntar) quais mudanças deverão ser feitas na sua operação. 

Assim, as táticas são o que você faz para atingir seus objetivos. Como, por exemplo, contratar mais funcionários para executar determinadas ações ou aumentar o investimento em marketing digital.

Entretanto, ao definir esses objetivos, considere tudo o que mudou na sua operação. Algumas de suas estratégias podem se basear nessas mudanças e isso vai afetar os “comos” também.

4 – Alinhe toda sua operação

Esse é um ponto muito polêmico. Isso porque, sem planejamento de vendas online, a sua operação como um todo não tem como evoluir.

A sua operação comercial deve andar junto com os objetivos da empresa. Por isso é tão importante que, quando você chegar nesta etapa, você já tenha o Planejamento Estratégico, Tático e Operacional em mãos e saiba como comunicar cada etapa para sua equipe.

Aqui, é importante reunir com seu time para alinhar os métodos e conseguir visualizar de forma mais rica os objetivos e tudo que foi planejado. Dessa forma, será possível criar um plano robusto de ação de vendas, focado em alguns princípios:

  • Faça um calendário com todas as ações planejadas;
  • Monitore semanalmente o desempenho do seu time;
  • Preste atenção às novas oportunidades do mercado;
  • Se alguma campanha não está funcionando, faça as mudanças necessárias no plano.

Neste estágio, sua equipe deve estar munida de dados, técnicas e todas as informações alinhadas para conseguirem traçar caminhos inteligentes para enfrentar o próximo ano com as vendas apuradas. Do contrário, a chance de o operacional e o tático da empresa não “conversarem” com as estratégias traçadas é muito grande.

5 – Saiba identificar novas oportunidades

Como já disse acima, seu planejamento é o que vai guiar a sua operação. Entretanto, é imprescindível que você entenda que saber lidar com mudanças também é uma parte do planejamento. Pensar que algumas coisas vão sair do planejado e que é preciso, pro exemplo, fazer gestão de riscos podem nos poupar muitos erros.

Você tem que saber se adaptar às tendências de mercado que poderão surgir, assim como os novos hábitos dos seus consumidores. 

Dessa forma, você deve ter um planejamento de vendas online que permita mudanças. Lembre-se disso ao criar seu planejamento. Talvez este seja o momento de rever suas táticas de venda e até mesmo os seus produtos. 

Em suma, esteja preparado para a mudança. Talvez este seja um dos principais tópicos deste texto. É lógico que você tem que estruturar e planejar a sua operação, senão ela não sai do lugar. Mas estou falando aqui sobre ter flexibilidade quando necessário.

Por isso, no momento em que você for executar o planejado, reavalie os seus processos (desde políticas de preço até metas financeiras), entenda se a operação precisa de mudanças. Faça isso antes de fazer o seu planejamento e também ao longo do ano, com uma regularidade que faça sentido para você.

Qual o seu foco para o futuro?

Ainda que os objetivos sofram alterações, saiba que o seu negócio é orgânico e vivo. Isso significa que, no meio do caminho, algumas coisas podem mudar. Mas, com um planejamento bem estruturado, é possível estar preparado para esses acontecimentos. 

Se você quer apostar ainda mais no seu e-commerce, encontre uma plataforma de e-commerce robusta que atenda às suas necessidades. Fale com um de nossos especialistas e saiba como a Plataforma de E-commerce Bis2Bis vai alavancar suas vendas. 

Precisa de alguma coisa?

Mais Recentes

  • Como vender mais na Black Friday? 7 estratégias para transformar seu e-commerce em uma máquina de vendas
  • Plataforma de e-commerce: como criar presença online sem complicar a rotina
  • Marketing Digital para iniciantes: como atrair clientes para sua loja virtual
Logotipo da Bis2Bis E-commerce, empresa que desenvolve a Plataforma de E-commerce Magento, que vai ajudar a vender mais para qualquer tipo de negócio
A Plataforma Ideal para
Pequenas, Médias e Grandes empresas
Não importa o tamanho da sua empresa, temos
um Projeto Especial para o seu e-commerce
Preencha o formulário e fale pelo WhatsApp
Contato
  • Atendimento Comercial
    +55 (43) 3371-9500
  • Suporte Técnico
    +55 (43) 3326-1500
Atalhos do Site
  • Início
Moda Alimentos Cosméticos Supermercados Joias e Semijoias Informática Geek Distribuidora
  • A Bis2Bis
  • Clientes
  • Parceiros
  • Blog
  • Loja Virtual Magento
  • Dúvidas Frequentes
  • Contato
Nossas Redes Sociais
Ícone Que Simboliza O Linkedin Da Bis2Bis E-commerce, Empresa Que Desenvolve A Plataforma De E-commerce Magento Ícone Que Simboliza O Youtube Da Bis2Bis E-commerce, Empresa Que Desenvolve A Plataforma De E-commerce Magento Ícone Que Simboliza O Facebook Da Bis2Bis E-commerce, Empresa Que Desenvolve A Plataforma De E-commerce Magento Ícone Que Simboliza O Instagram Da Bis2Bis E-commerce, Empresa Que Desenvolve A Plataforma De E-commerce Magento
Selos
Selo MPS BR empresa certificada Nível G Bis2bis E-commerce
Selo Bis2Bis E-commerce empresa associada da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico

NIOBIO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS LTDA
CNPJ: 43.153.880/0001-49

2025 © Bis2Bis. Todos os direitos reservados Powered by Big4Tech