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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / O que é pop-up e como ele pode ser útil no e-commerce?
Devido à prática abusiva de alguns sites, em quantidade ou texto inadequado, o pop-up se tornou uma técnica que acabou gerando repulsa por parte dos leitores.
Contudo, o que muitos empreendedores não sabem é que, quando a estratégia é utilizada de maneira correta, pode trazer boas vantagens, como a atração de novos clientes.
Pensando nisso, preparamos este texto para te mostrar, de verdade, o que é pop-up, quais são as vantagens para o e-commerce e o que fazer para ter uma estratégia bem aplicada.
Curioso(a)? Continue a leitura e confira!
Com o objetivo de chamar a atenção do usuário em uma página, os pop-ups são janelas que surgem durante a navegação em um site e podem apresentar variados formatos e conteúdos.
Relacionado a algo que “salta” na tela, o pop-up se tornou uma técnica muito utilizada em ações de marketing digital, principalmente para a aquisição de novos leads (potenciais consumidores do produto ou serviço) e oferta de descontos.
Quando bem utilizado em uma estratégia online, sem forçar o usuário ou atrapalhar a sua experiência, o pop-up pode trazer grandes retornos, principalmente aos e-commerces.
E é isso que vamos te mostrar.
Para que a estratégia de pop-up funcione bem no e-commerce, sem que a navegação e a experiência de compra do consumidor sejam comprometidas, é preciso aplicá-la de maneira inteligente.
Existem algumas formas (gatilhos) que os pop-ups podem ser utilizados no site de maneira efetiva.
Cabe a você, lojista, identificar qual é a melhor método para o seu negócio a partir do comportamento que os usuários apresentam em seu e-commerce.
Os tipos de pop-up são os seguintes:
1- Click: aparece quando o usuário realiza alguma ação na loja virtual, como quando clica em algum botão. Você pode aplicar esse modelo de pop-up sugerindo ao usuário realizar outra ação dentro da loja.
2- Exit intent: aparece quando o usuário está saindo da página. Essa é uma das melhores opções de pop-up por não interromper a experiência da pessoa que está navegando. Aqui você pode lembrá-la do carrinho abandonado, oferecer um desconto ou sugerir a assinatura de newsletter.
3- Scroll: aparece quando a barra de rolagem do usuário chega a determinado ponto da página. A oferta de conteúdo ou combo de desconto (caso seja aplicado em uma página de produto) pode ser interessante nesse modelo.
4- Timed: aparece após determinado tempo de navegação do usuário. Conteúdos, materiais ricos, descontos ou consultorias são boas opções, já que a pessoa está acessando o site há algum tempo.
Como já citado acima, o pop-up pode ser utilizado, basicamente, para a aquisição de potenciais clientes para o e-commerce (leads), permitindo uma base maior de contatos que podem ser nutridos com conteúdos para, futuramente, se tornarem clientes fidelizados.
Além disso, a estratégia pode ser usada para divulgar descontos que estejam disponíveis no empreendimento, com o objetivo de destacar aos usuários os benefícios que podem ser adquiridos na navegação.
Entretanto, existem outras maneiras eficazes de usar o pop-up no e-commerce, que estão alinhadas com a aquisição de novos leads e oferta de benefícios:
1- Assinatura de newsletter do blog: uma boa forma de adquirir leads e trabalhá-los para entender a intenção e a etapa do funil que se encontram.
2- Oferta de conteúdo exclusivo: direcionando a pessoa para uma landing page (página destinada à conversão de leads), com a disponibilização de um conteúdo mais rico, webinar ou consultoria.
3- Carrinho de compras: no e-commerce, você pode disponibilizar o carrinho de compra como um pop-up, abrindo na lateral da página. Uma forma mais fácil do consumidor ter acesso aos produtos que já selecionou para comprar, sem que a navegação seja interrompida.
4- Ofertas de produtos ou descontos: a opção mais utilizada em e-commerces. Pode ser aplicada na página de produto ou no carrinho, oferecendo alguma boa vantagem e trazendo aquele tom de urgência e exclusividade.
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CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.