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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Loja Virtual de Roupas: dicas para aumentar as vendas em 2024
O nicho de Loja virtual de roupas está entre os setores mais procurados pelos consumidores. Para aproveitar esse segmento tão promissor, confira as melhores dicas para evoluir seu negócio e vender muito mais!
As vendas online estão cada vez mais em alta e o nicho de loja virtual de roupas é um dos grandes responsáveis por esse sucesso.
De acordo com o índice MCC-ENET, o faturamento do e-commerce brasileiro teve um crescimento de cerca de 48% em 2021 quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Nesse cenário tão promissor, a indústria da moda é destaque. Ela representa o maior segmento do mundo em faturamento no e-commerce B2C, focado no atendimento ao consumidor final.
Isso não é diferente no nosso país. O segmento de moda é um dos maiores pilares do E-commerce no Brasil, sobretudo para os pequenos e médios empreendedores, junto com os setores de saúde/beleza, acessórios e eletrônicos.
Ou seja, o crescimento das empresas no digital vêm se consolidando anualmente e a tendência é que essa evolução continue pelos próximos anos.
Então, se você tem uma loja virtual de roupas, seja somente online ou uma integração entre e-commerce e loja física, essas dicas são para você! Confira neste artigo estratégias para transformar sua operação e aumentar suas vendas.
Sua loja virtual de roupas precisa ter a infraestrutura e o suporte necessários para funcionar perfeitamente. Para isso, ela precisa estar hospedada na Plataforma de E-commerce que faz mais sentido para sua operação.
O que isso significa na prática?
Se o seu negócio é um e-commerce B2B, ou seja, atende pessoas jurídicas, suas necessidades serão diferentes do que as de uma operação B2C, que é focada no consumidor final. A escolha da plataforma ideal para seu empreendimento vai partir de suas necessidades, mas alguns atributos são essenciais.
Procure sempre por plataformas customizáveis, que possam se adequar facilmente às demandas dos seus clientes. Foque também em uma plataforma otimizada para SEO, de forma a sempre se manter ranqueado nas buscas orgânicas. Lembre-se também de priorizar uma integração simplificada, assim como uma gestão de produtos e estoque clara e objetiva.
O primeiro contato do cliente com a sua loja virtual de roupas é a página inicial. Por isso, crie banners atraentes e interessantes para os visitantes, que os convidem a clicar e saber mais.
Da mesma maneira que uma vitrine convida o consumidor a entrar na loja, o banner o incentiva a explorar mais ofertas.
Para ter melhores resultados, esteja atento às mudanças nas estações e personalize suas ofertas para diferentes regiões com temperaturas distintas.
Por exemplo, se o clima esfriou no Sul, oferte casacos ou botas. Porém, se seu cliente está comprando de uma localização no Norte do país, faz sentido ofertar roupas mais leves.
As datas comemorativas também podem ser aproveitadas de maneira a impulsionar suas vendas. Crie ações promocionais voltadas para feriados e eventos especiais, oferecendo descontos e uma seleção de produtos específicos para a data.
Todo processo de compra se baseia em uma boa comunicação e isso não é diferente na sua loja virtual de roupas. Por isso, utilize os elementos (imagem, texto e vídeo) de forma estratégica para criar uma conexão com os visitantes e gerar confiança.
Uma das formas de aproximar a experiência do cliente é implementar uma opção de provador virtual. A ferramenta funciona de maneira intuitiva, pedindo informações para o consumidor como altura, idade, peso e algumas medidas ou dimensões corporais.
Com esses dados, o cliente recebe a sugestão do melhor tamanho para seu corpo, aumentando a segurança em relação às peças. Assim, quando o cliente tem todas essas informações do produto, aumenta também a probabilidade da conclusão daquela compra.
Faça o máximo para tornar sua loja virtual de roupas simples e acessível. A página do produto precisa fornecer uma visão completa de suas características, como material, dimensões, marca, cores e tamanhos disponíveis.
Fotos e vídeos auxiliam na visualização da peça. Por isso, invista em imagens nítidas, que retratem fielmente os atributos do produto. Para se sobressair, insira modelos com diferentes tipos de corpo modelando a mesma peça, demonstrando a versatilidade do produto.
Produzimos um vídeo muito interessante no Youtube que pode te ajudar a tirar boas fotos para seu negócio só com seu celular. Confira:
Além de boas imagens, o seu e-commerce de moda precisa também ter bons títulos e descrições. Isso porque é fundamental que sua loja virtual de roupas esteja bem ranqueada no Google, já que estar próximo ao topo nas buscas garante que mais usuários visitem a sua loja online, aumentando as vendas.
Um bom ranqueamento é influenciado por vários fatores:
Quando se trata de otimização do SEO, sempre procure optar pela clareza, seja nas descrições, fotos ou no design. Pensando em te ajudar nessa missão, preparamos um conteúdo gratuito e especial sobre SEO, disponível no link abaixo
Em uma loja virtual de roupas é muito fácil e vantajoso aplicar o conceito de cross selling, aumentando, assim, o ticket médio de compra e também a variedade de produtos apresentada ao consumidor.
Uma maneira de aplicar o cross selling é, na página de produto, adicionar anúncios para as outras peças que a modelo usa na foto de exibição principal. Assim, você incentiva o consumidor a replicar a combinação sugerida e também aumenta o tempo de navegação em sua loja.
No cross selling, os produtos sugeridos precisam ser complementares, de forma que a compra faça sentido para o consumidor..
Para tornar a oferta mais atrativa, um desconto pode ser oferecido na compra de todos os itens de um look completo. Se esse for o caso, o valor economizado pelo cliente deve ser claro por meio de frases como “Comprando junto você economiza R$X”.
A etapa final é o ponto decisivo da compra na sua loja virtual de roupas, quando o cliente já escolheu o produto e está pronto para finalizar seu pedido.
Para evitar o abandono de carrinho, simplifique o checkout. Apresente todas as informações essenciais numa mesma página para que o cliente encontre tudo o que precisa, como custo do frete ou o prazo de entrega.
No passo da finalização do pedido e criação de cadastro, convém optar por um registro simplificado, em que todos os passos estão delineados na mesma página: dados cadastrais, dados de entrega e dados de pagamento.
Ser presente nas redes sociais é mais importante para uma loja virtual de roupas do que para qualquer outro tipo de negócio. Muitas compras podem começar via Instagram e serem concretizadas no e-commerce.
De acordo com pesquisas da Valor Investe, 41% dos brasileiros já foram influenciados a fazer compras por criadores de conteúdos digitais, o maior índice de todo o mundo. As avaliações de clientes que já realizaram compras em sua loja podem ser utilizadas com essa finalidade, já que cerca de 60% dos consumidores são influenciados por críticas, positivas ou negativas.
Ofereça um campo detalhado para que seus clientes possam avaliar a compra, de modo que possam escrever suas impressões do produto, adicionar fotos e dar sua nota.
Um e-mail de agradecimento pela contribuição é imprescindível e um cupom de desconto para recompra torna mais concreta a possibilidade de que o cliente faça a avaliação.
Para manter sua loja virtual de roupas sempre atualizada, é preciso se atentar às tendências do mercado. Atualmente, um dos direcionamentos que está em alta no setor é a sustentabilidade.
De acordo com dados da pesquisa Euromonitor International, que compila informações sobre estilo de vida dos consumidores, 67% dos entrevistados tentam causar um impacto positivo no meio ambiente através de ações do dia a dia.
Pensando nesse público, ofereça opções que se alinhem ao propósito de ajuda ao meio ambiente. Pode ser um plano de economia circular, o incentivo ao consumo consciente com dicas de combinações de roupas ou a possibilidade de retorno de peças.
Se você já trabalha com esses valores, deixe claro para os consumidores que esta é uma pauta importante para a sua loja virtual de roupas com selos e descrições claras.
Agora que você já está por dentro das nossas dicas para aumentar as vendas na sua loja virtual de roupas, lembre-se que é necessário estar sempre se atualizando, tanto o seu e-commerce como os conteúdos que você coloca nele.
O sucesso de um e-commerce de moda é proporcional à dedicação que você deposita nele. Para te ajudar nessa caminhada, produzimos um material exclusivo com ainda mais dicas práticas. Baixe gratuitamente!
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.