O que é um E-commerce B2B e por que sua...
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O que é um E-commerce B2B e por que sua...
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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Jeff Bezos: 4 lições de crescimento para seu e-commerce
Jeff Bezos construiu um império que serve de modelo para toda operação de vendas online utilizando diversas estratégias para e-commerce que definiram o seu sucesso e legado.
Estamos falando da Amazon.
Quem nunca fez uma compra na plataforma da Amazon que atire a primeira pedra.
Antes que você pense que isso é apenas mais um artigo, eu te garanto que até o final dele você sairá com princípios aplicáveis para melhorar sua estratégia no e-commerce.
Para começarmos, vivemos em uma era digital onde nomes como Amazon, Shopee, AliExpress são citados e conhecidos por todos. As compras online saíram apenas do trivial, e hoje até uma boa feira é possível fazer online.
Inclusive, se você quiser saber mais sobre usabilidade no E-commerce de Supermercado, fique ligado no nosso próximo artigo.
Tudo o que precisamos está a um clique de distância. Temos praticidade, economia e uma infinidade de opções com esse mercado chamado mercado online.
Bilionário, filantropo e dono do que hoje você conhece por Amazon, Jeff Bezos mudou o jogo do mercado digital para sempre.
A melhor maneira de resumir quem ele é: visionário.
O que começou com a intenção de ser uma empresa de venda de livros, hoje você encontra absolutamente tudo. De brinquedos a móveis. De roupas a produtos de limpeza. Como seu próprio slogan diz: de A a Z.
No entanto, isso não foi o suficiente para Jeff Bezos que viu uma oportunidade de crescimento e continuou trabalhando para ser cada vez maior.
Jeff Bezos é, certamente, um dos maiores nomes quando falamos em empreendedorismo e inovação digital. Durante sua trajetória, ele utilizou diversas estratégias para fazer da Amazon o maior E-commerce do mundo.
Neste artigo, vou explicar o que considero as quatro principais estratégias para e-commerce que Jeff Bezos utilizou na criação e expansão deste e-commerce.
Para começar, Bezos entendeu o poder de um ecossistema, englobando vários setores no mesmo lugar.
Dessa forma, ele foi além e construiu mais que um E-commerce. Foi então dessa visão que nasceu a ideia de transformar a Amazon também em uma plataforma de Marketplace. Em seguida, ele inovou e entrou em diversos outros mercados, oferecendo serviços como:
Ao invés de focar em apenas um segmento, Jeff Bezos enxergou as necessidades que surgiam com o avanço da tecnologia. Isso não é para qualquer um, é preciso visão, conhecimento de mercado e os melhores especialistas em e-commerce.
O quanto você tem se atualizado sobre o mercado digital?
Jeff Bezos entendeu o significado de conteúdo.
Ao abranger mais áreas dentro da Amazon, Bezos não se esqueceu dos livros, que era sua proposta inicial, e criou o Kindle. Uma plataforma exclusiva da Amazon que, além de ser um e-commerce literário, que hoje também é uma Editora.
Com isso, você deve estar se perguntando, “e o que isso influencia o meu e-commerce?”.
Conteúdo move o mundo.
É só olhar para Instagram e Tiktok. Todos os dias novos conteúdos são criados para alimentar nossa roda econômica através de tendências que são lançadas diariamente.
Consumimos conteúdo, produzimos conteúdo e nos tornamos novos conteúdos.
Seu e-commerce precisa fazer parte dos que geram conteúdo.
A grande ideia de Jeff Bezos foi fazer você encontrar tudo o que precisa, e eu sei que você encontra, em uma de suas plataformas sem precisar correr para terceiros.
Ao fazer isso, ele conseguiu monopolizar as informações de maneira limpa e estratégica. Convenhamos, o cara é um gênio!
Não foram cinquenta anos de planejamento para esse grande salto conteudista, foram menos de 13 anos entre o surgimento da Amazon e-commerce até o Kindle nascer.
Tanto que, em abril deste ano, a marca alcançou 200 milhões de assinantes.
Isso é mais do que a população do Brasil, com acesso ao celular, investindo mensalmente em uma plataforma premium.
Agora, o que nós podemos tirar de lição dessa história?
Bezos conseguiu enxergar o futuro e agir no presente. E até o momento em que sua visão e a concretização dos seus planos, de fato, aconteceu, ele nunca desistiu.
Por isso, o terceiro motivo que o faz ser um dos maiores nomes da história da humanidade é também a próxima estratégia para e-commerce.
Jeff Bezos teve a capacidade de agir no timing correto.
Pense agora mesmo: o quanto suas vendas e a sua empresa cresceriam, adicionando à sua estratégia um canal de venda com o e-commerce?
Seja qual for seu pensamento de agora, Jeff Bezos concordaria que não funcionaria apenas bem.
Mas seria excelente.
Com isso, mesmo que pareça ser inviável ter um e-commerce na sua empresa hoje, pense no timing de agir antes que seus concorrentes ajam.
Timing pode mudar o jogo.
Se você for olhar a curva de crescimento dos e-commerces na época em que a Amazon nasceu (1994), não existia nada parecido. Isto é, além de se adaptar às constantes mudanças no comportamento dos consumidores, ele também criou a sua própria realidade.
Agora, o que pode transformar a sua vida e o seu negócio para sempre é a coragem de se posicionar.
Talvez você já tenha visto o posicionamento do Jeff Bezos, escrevendo cartas públicas, tanto para acionistas e executivos, quanto para colaboradores e clientes.
Jeff Bezos nunca teve medo de se posicionar a respeito do que acreditava.
Essa postura reforçou o propósito da Amazon, que ficou gravado em nosso subconsciente, mesmo sem entender ao certo o que é.
A missão de ser “a empresa mais centrada no cliente da Terra” realmente aconteceu. Entendemos isso hoje como UX Design, que é completamente direcionada à experiência do usuário desde o momento que ele entra na loja virtual até o momento em que ele finaliza a compra.
Então caso queira saber mais sobre como funciona UX no seu e-commerce e como aplicá-lo, temos um artigo aqui no blog focado nesse assunto.
As entregas que chegam antes da hora, por exemplo, os fretes gratuitos, respeito na devolução e cuidado com os clientes, tudo isso, proporciona ao consumidor final uma experiência completa e encantadora.
Ele inovou, mantendo seu posicionamento firme e centrado no cliente desde o primeiro dia.
Para entender mais sobre a importância do atendimento ao cliente no seu e-commerce assista esse vídeo.
Primeiramente, vemos um homem que enxergou a real necessidade do mercado. Estudou os parâmetros de busca dos principais produtos vendidos de maneira online, o que resultou na criação da Amazon.
Só com essa ação, Bezos abriu as portas para a nova estratégia de e-commerce que utilizamos até hoje.
Depois criou uma segunda plataforma especializada em livros que está atrelada à plataforma principal.
Consegue ver que, para qualquer direção que olhar, a Amazon te entrega uma oportunidade melhor?
Vai sair de viagem e precisa escolher alguns livros? Kindle possui alternativas favoráveis para maior armazenagem de livros que você deseja.
Compra de material escolar veloz e otimizada, a Amazon te ajuda nisso. Você tem frete grátis e sua compra chega mais rápido que qualquer outra plataforma online.
Ficou bem claro que Jeff Bezos domina a real estratégia de e-commerce. E sabe o que mais ele fez por você?
Abriu as portas.
Hoje você pode colocar seus produtos dentro da Amazon, com segurança e confiabilidade. Sua loja e sua marca, diretamente na maior plataforma do mundo.
A maior monopolização positiva de vendas que a história já viu.
E como?
Com compromisso com o cliente, timing perfeito, visão de mundo e entendimento das reais necessidades dos consumidores, transformaram a Amazon no que ela é hoje.
Site de vendas, Amazon Stick, Alexa, Kindle…
Concluindo, ele não parou com o primeiro sucesso. Continua sempre se atualizando e criando novas estratégias para o e-commerce, mesmo que já domine o mercado.
É isso também o que torna a Amazon tão grande. Ela possui a cara do seu criador.
Bezos se reinventa com frequência, e é óbvio que o resultado não poderia ser diferente.
Mas não precisa ser um gênio fora da curva para chegar aos mesmos resultados que o Jeff Bezos. Com a tecnologia e a ajuda de profissionais com real conhecimento de mercado é possível sim atingir os seus objetivos.
Chegou a sua hora de dar o passo que faltava em direção ao seu e-commerce de autoridade no mercado.
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.