O que é um E-commerce B2B e por que sua...
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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Como aproveitar a Black Friday da melhor maneira? PARTE 1
Com mais uma Black Friday se aproximando, é hora de começar a preparar o empreendimento online para a chegada da data que, em 2019, acontece em 29 de novembro. Anualmente, diversos empreendimentos, tanto físico quanto online, se preparam para a sexta de promoções e oferecem aos consumidores vantagens atrativas, tornando a data famosa mundialmente.
Entretanto, você deve estar se perguntando: como aproveitar a Black Friday da melhor maneira no meu e-commerce para não ficar atrás dos concorrentes? Bom, o primeiro passo nessa jornada é fazer o chamado planejamento. É preciso ter tudo bem alinhado, detalhado e documentado para que os resultados sejam positivos e para que você, lojista, consiga se destacar em um mercado tão concorrido. Confira algumas dicas que separamos aqui!
As ações para a Black Friday do seu e-commerce devem ser bem pensadas, por isso, o planejamento antecipado é fundamental nessa fase. Para que esse planejamento seja completo e te guie nesse momento de estruturação, é preciso seguir as seguintes etapas:
É preciso que você analise como o mercado digital e os concorrentes têm se comportado. A partir disso, é possível identificar quais são os erros e acertos e o que pode ser melhorado para impactar ainda mais os consumidores.
Aqui é necessário entender quais são os seus objetivos com a ação, ou seja, o que você espera dos resultados, que podem ser: aumento das vendas, queima de estoque ou reconhecimento da marca, por exemplo.
Você já sabe com quem quer falar na Black Friday? Conhece bem o público-alvo que pretende atingir? Bom, esse ponto precisa estar bem definido para que consiga atingir as pessoas certas, no momento correto.
Após as etapas anteriores, é hora de estabelecer as promoções que serão ofertadas durante a Black Friday. Elas podem ser: frete grátis, desconto progressivo, combos, compre um e leve outro e diversas outras possibilidades que você confere aqui. Só se atente em definir uma promoção que não gere prejuízos, ok?!
Com as promoções bem definidas, é necessário estipular quais serão os produtos que entrarão no benefício. Por exemplo, se for um desconto por categoria, quais serão as categorias? O frete grátis será para toda a loja ou apenas para artigos selecionados? Todas as questões devem ser levantadas e documentadas além, é claro, de identificar se o estoque tem produtos suficientes para atender a demanda.
Com as etapas anteriores alinhadas, este é o momento de definir quais canais serão trabalhados na divulgação da campanha (Facebook, Instagram, Mídia Paga e etc) e qual será a identidade. Isto é, você estabelecerá a abordagem, a ideia da comunicação visual e como essa comunicação estará dentro da loja virtual.
Monitorar os resultados é fundamental. Diante disso, estabeleça quais são as métricas relevantes para o seu negócio que precisam ser mensuradas durante a campanha. Determine também as ferramentas utilizadas para que esse monitoramento seja feito da melhor maneira.
É importante manter a equipe do seu e-commerce bem informada acerca das decisões e definições das outras etapas, para que todos caminhem juntos, na mesma direção. Além disso, aqui é preciso definir as pessoas que serão responsáveis por cada fase, ou seja, quem analisará os produtos em estoque, criará a comunicação, definirá os melhores canais, irá mensurar os resultados da ação e etc.
Tudo anotado e definido? É hora de estipular os prazos e metas pensando sempre na data. Essa atitude é fundamental para que nada fique em cima da hora, gerando mais dor de cabeça e estresse em toda a equipe.
Para que você não se perca nessas etapas, preparamos abaixo um checklist que te ajudará a lembrar de tudo:
O planejamento é uma das etapas mais importantes em campanhas promocionais desenvolvidas em e-commerces (as demais etapas você verá nas próximas semanas aqui no blog). Além de manter tudo organizado, permitindo que a equipe trabalhe no rumo certo para atingir o objetivo desejado, o bom planejamento também permite:
E aí, já começou a planejar a Black Friday do seu e-commerce? Está seguindo os passos ou este texto te ajudou a entender o que precisa ser definido neste momento? Conte nos comentários!
Para te ajudar ainda mais, nós temos um material rico completo sobre a Black Friday que traz 5 estratégias que te permitirão a vender mais neste data!
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.