Como vender muito na Black Friday?Como atrair clientes na Black...
R$ 7.2
+ 4.000
Lojas Lançadas
+ 16 anos
de mercado
+ 70 mil
Transações diárias
Números que contam nossa história
construída pelo sucesso de cada cliente.
Como vender muito na Black Friday?Como atrair clientes na Black...
Quando começa a Black Friday nas Lojas Online?Qual a diferença...
Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Black Friday 2021: resultados e como se preparar para 2022
Você pode até pensar que a Black Friday é algo atual e super moderno para trocar os seus eletrônicos mas na verdade, foi em 1939 nos Estados Unidos que os lojistas desenvolveram uma solução para aumentar as vendas e recuperar a economia no período da guerra.
A Black Friday começou sendo realizada na 5ª sexta-feira do mês de novembro, e depois acabou sendo alterada para a 4ª sexta-feira, sendo um dia após uma das datas mais importantes para os Americanos, o Thanksgiving (Ação de Graças).
A data foi ganhando força e popularidade no exterior, até que em 2010, cerca de 50 lojas do varejo trouxeram essa brilhante ideia para o Brasil.
O foco, desde o começo, foi mais evidente para os e-commerces, já que em sua primeira edição as promoções foram exclusivamente no digital, mas pouco tempo depois, todos os setores acabaram se rendendo a essa data que movimenta todas as esferas do comércio.
Em sua primeira edição aqui no Brasil, a Black Friday foi responsável por movimentar cerca de R$3 milhões de reais de acordo com os dados fornecidos pela UOL. Desde então, esses números só subiram.
Este gráfico apresenta os dados desde o início da Black Friday no Brasil e o seu crescimento ao longo dos anos.
Já nesta última edição o faturamento nos dois primeiros dias da Black Friday totalizaram R$5,4 bilhões de reais. Um salto gigantesco desde o primeiro evento aqui no Brasil.
Quando analisamos os resultados deste evento durante os anos, vemos alguns pontos importantes que devem ser avaliados para se estar muito bem preparado para a próxima edição.
Neste ano tivemos o aumento de 16% referente ao ano anterior fazendo o valor do ticket médio chegar a R$753,00.
Tanto o crescimento no preço médio dos produtos como o crescimento total da Black Friday nos mostra o quanto os consumidores estão confortáveis em comprar online e como cada vez mais se sentem seguros no digital.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto ao tempo de entrega dos produtos adquiridos.
Então comece, desde já, a programar a logística do seu estoque para favorecer esse período de alta intensidade nas vendas.
Outro ponto importante, é pensar com antecedência sobre os meios de entrega dos produtos adquiridos para que tudo seja enviado no prazo ofertado nas datas.
Muito mais que organizar as estratégias de marketing para a Black Friday, é necessário um planejamento completo de todas as ações necessárias para um bom funcionamento do seu e-commerce que gere os resultados esperados.
Com isso, te aconselho a planejar quais serão os produtos em destaque com o maior desconto. Organizar quais serão as condições de pagamento exclusivas da promoção, levando em consideração os novos métodos de pagamento disponíveis como o PIX.
Entrar em contato com os fornecedores e programar, se for necessário, a produção extra dos produtos que esperam uma saída maior.
Planejar a logística de envio para evitar que sobrecarregue esse setor.
Focar no atendimento ao consumidor para atender eventuais necessidades e dúvidas que possam surgir, assim como a segurança da sua loja virtual para que o usuário sinta-se confortável para disponibilizar seus dados cadastrais e ainda fazer uma compra com garantias.
É muito importante que você destaque o seu produto de maneira criativa gerando um gatilho de interesse no seu consumidor.
Esse ponto é essencial para evidenciar o que o seu e-commerce tem de diferente.
O principal gatilho para esse evento é o da escassez. Onde você irá gerar a necessidade de compra relacionado a velocidade que os produtos estão sendo vendidos.
O segundo gatilho que fica muito bem relacionado ao tema é o da urgência. Ao inserir uma contagem regressiva com o prazo final da promoção você irá gerar a necessidade de compra imediata.
Além disso, se utilizarmos o pix como oportunidade de desconto irá colaborar para que a venda aconteça instantaneamente.
É de se esperar que durante o evento, o fluxo dentro do seu e-commerce aumente significativamente. Por este motivo, é importante que você contrate uma plataforma com acesso às tecnologias eficientes.
Aqui na Bis2Bis E-commerce utilizamos a Integra.do, uma plataforma de integração que automatiza as tarefas e os processos, além de economizar tempo e recurso, auxiliando na organização do seu e-commerce.
Assista este vídeo onde abordo um pouco mais sobre a estrutura da loja virtual na Black Friday.
Através do novo modelo de jornada de compra do consumidor, notamos que o consumidor tem dedicado tempo para verificar a segurança das lojas virtuais.
Visto que ao realizar uma compra, o usuário irá cadastrar seus dados pessoais, a segurança da sua loja virtual deve ser prioridade.
Então, invista em uma plataforma que certifique a autenticidade e segurança do seu e-commerce para com isso, melhorar o ranqueamento da sua loja virtual.
Uma característica ímpar, que agrada ao consumidor, é um excelente atendimento.
Por esse motivo, é de extrema importância que você invista em uma equipe para realizar plantões de atendimento durante o evento. Treinados e capacitados a sanar as principais dúvidas que poderão surgir.
Este também é um bom momento para iniciar um relacionamento com o cliente, preparando o ambiente para um pós-venda que gere resultados positivos.
Durante a Black Friday, seu e-commerce receberá um fluxo maior de usuários.
Através de ferramentas como Google Analytics, Google Search Console, Google Data Studio Insights e Tag Manager, será possível fazer uma análise completa sobre os consumidores que acessaram sua página e quem efetuou alguma compra.
Dessa maneira e por meio de um bom atendimento com um suporte completo para o usuário durante o evento, o pós-venda virá como uma ferramenta para fidelizar esses clientes.
Para resultados expressivos no período da Black Friday, o ideal é que você fortaleça o SEO no seu e-commerce.
O SEO quando feito da maneira correta, irá otimizar o ranqueamento da sua loja virtual para melhorar a visibilidade na busca do Google no longo prazo, trazendo até o seu e-commerce consumidores mais qualificados.
Dessa maneira, o relacionamento com os clientes será fortalecido ao longo do ano, o que aumentará as chances de um fluxo maior quando chegar o evento mais esperado do e-commerce.
Assista esse vídeo com mais detalhes sobre como ter sucesso nas vendas na Black Friday.
Que a Black Friday 2021 foi um sucesso isso já está bem claro! Agora, vamos falar sobre os dois setores que receberam maior destaque nas vendas durante o período da promoção.
É surpreendente ver como o padrão de compra do consumidor vai seguindo um certo fluxo ao decorrer dos anos.
Pois dessa maneira, podemos desenhar um padrão referente aos itens mais procurados no primeiro trimestre do ano e preparar a sua loja online para priorizar aquele segmento.
Por exemplo, com o início da pandemia, as pessoas aproveitaram para trocar os eletrodomésticos e eletrônicos, depois disso os setores de grocery e drinks foram extremamente visados, tivemos um grande número de restaurantes que faziam apenas delivery nascendo.
Ao olharmos exclusivamente para o crescimento relacionado às buscas, então veremos como os itens de Supermercado foram o verdadeiro destaque.
Esse setor cresceu cerca de 540% em volume ao compararmos com o ano anterior.
Agora, ao analisarmos os itens mais vendidos que trouxeram maior receita durante o evento, temos em primeiro lugar os aparelhos móveis e relacionados a telefonia e em segundo lugar, os eletrodomésticos.
A Bis2Bis E-commerce esteve presente desde a primeira edição da Black Friday e, o que podemos perceber durante esses 11 anos foi a evolução da tecnologia direcionada para datas comemorativas de grande fluxo digital.
Hoje vemos um engajamento mais forte do público, mostrando uma expectativa real do consumidor para muitas vezes realizar o sonho ao adquirir determinado produto que fica bem mais acessível durante a Black Friday.
Assim como para o comerciante, a Black é um momento de oportunidade singular!
Excelente momento para abrir espaço nos estoques, aumentar o faturamento e fortalecer o vínculo com o consumidor.
Como toda ação bem sucedida, a Black Friday pede um planejamento estratégico com antecedência.
E com todas essas orientações apresentadas, chegou a sua hora de realmente se preparar para o grande evento de 2022.
Comece o ano tendo como parceiro a melhor empresa especializada em e-commerce.
Clique no banner e prepare a sua loja virtual para o maior evento de descontos.
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.